NAPPE é uma instalação de arte permanente projetada pelo estúdio português FAHR 021.3 e construída ao lado do Centro Nacional de Exposições de Nangang, uma região renovada de Taipei, em Taiwan. Considerando a cultura e as condições geográficas do país, NAPPE busca inspiração na montanha Jade, o pico mais alto da ilha e um símbolo de pureza, honestidade e valores nacionais. Trata-se de um pavilhão ao ar livre que busca atrair cidadãos para uma nova experiência de cidade.
Na geologia, nappe é uma grande camada de rocha que, devido aos deslocamentos tectônicos, foi movida de sua posição original sobre outra massa rochosa, criando uma fenda acidental na estrutura geológica da Terra.
A obra de arte assume a forma de um acidente geológico, porém, suas superfícies são abstraídas como uma grelha ortogonal digitalmente manipulada. A cor e a leveza da estrutura compõem uma imagem dinâmica que convida as pessoas a se aproximarem e se envolverem com a obra. À noite, NAPPE reage ao seu contexto e à aproximação das pessoas, emitindo diferentes padrões de luz com cores e intensidades variáveis.
A obra foi a vencedora do concurso de arte pública promovido pela companhia de energia elétrica de Taipei em 2016.
FICHA TÉCNICA
Autoria: FAHR 021.3
Equipe: Hugo Reis, Filipa Frois Almeida, Catarina Azevedo, Sérgio Marafona, Henry Ko
Curadoria: Artfield - Huichen Wu
Engenharia: NCREP + He-Lin Structural Engineer & Associate
Construção: He Ten Creation Center
Concepção de iluminação: FAHR 021.3
Projeto lumínico: NoiseKitchen Art
Cliente: Taipower Company’s Public Art
Local: Taipei, Taiwan
Ano da construção: 2019